28 de fevereiro de 2012

hummmmm:)

Estava eu há uns dias na minha cozinha a pensar...tenho brócolos...hum...torcem o nariz...tenho massa...mas, um prato cheio de massa não apetecia...tinha o meu maravilhoso e estimado atum de lata em água...tinha comprado um cacho de tomates...e pensei para mim: bem algo há-de sair (risos).
E assim foi, saiu este pratinho saudável, fresco e colorido a que chamei...vá não lhe chamei nada ainda mas...algo há-de sair:)

Atum cremoso com puré de brócolos (até ficou um nome charmoso:) )

Ingredientes:
atum de lata(em água)
um pézinho de brócolos
1tomate(por prato)
3salsichas de perú 
pimenta e sal
molho soja
5colheres de sopa de creme vegetal para culinária(substituto de natas)
especiarias a gosto.(caril, cominhos, açafrão...)


Preparação:
Cozer levemente os brócolos em pouca água e sal.Transformar em puré (eu usei a varinha uns 2min e pronto a servir)
Numa panela deitar o atum, o molho de soja, as salsichas aos pedacinhos, pimenta, o creme vegetal e as especiarias a gosto (sejam criativos, estas amiguinhas (especiarias) da culinária fazem milagres nos pratos:) ). Deixar apurar e...já está!!! Acompanhem com esparguete e os tomates.


Divirtam-se e ...sejam felizes!:)


E...para sobremesa...a bombita pequenita...um pouquinho calórica vá...escrito tudo assim com palavras carinhosas até parece inofensiva:) Mas calma que esta foi comida por dois...menos mal:)


Mas...como não é sempre...deliciem-se!:)


25 de fevereiro de 2012

Para amantes de massa...como eu:)

No outro dia estava eu a pensar no que havia de fazer... e ao mesmo tempo ser saudável...perdi-me então na panóplia de livros de nutrição que ao longo dos anos fui adquirindo e encontrei uma receita que para não variar alterei, não gosto de copiar, não por mal, mas porque tenho o vício de tornar as receitas mais minhas, talvez por isso consiga criar coisas do nada também, adoro inventar na cozinha:)
Esta receita ficou com menos gordura, sem bebida alcoólica...vá ok...alterei-a toda, os legumes foram outros, a massa também, e os temperos... também! não resisto, tenho mesmo de inventar, experimentar coisas diferentes, sabores diferentes...é mesmo este o prazer de se cozinhar não é?:)
Mas o que importa aqui é que sim, é um prato de massa, aquela comidinha que nos conforta...e é saudável!:) 

 Peito de frango com legumes
 Ingredientes:
mistura de jardineira
peito de frango
ninhos de ovos
sal e pimenta
molho de soja e molho inglês
3colheres de sopa de nata vegetal(sem colesterol)

Confecção(fácil, fácil:) e...rápido!!!
Cozam os legumes em pouca àgua com 1pitada de sal.
Cozam a massa conforme menciona a embalagem.
Grelhem o peito de  frango (já cortado em pedacinhos) numa frigideira anti-aderente, juntem 1 e 1/2 colher de molho de soja e uma gotas de molho inglês.
Juntem os legumes à carne, deitem 3colheres de sopa de nata vegetal, deixem apurar um pouco e já está:)

Agora...é só deliciarem-se e serem felizes! 


22 de fevereiro de 2012

Tempo da Quaresma


A quaresma tem o seu início na quarta-feira de cinzas e o seu término ocorre na sexta-feira Santa.  Até à celebração da Missa da Ceia do Senhor Jesus Cristo com os doze apóstolos, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual.



 A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa penitência. O roxo no tempo da quaresma não significa luto e sim simboliza que a igreja está se preparando espiritualmente para a grande festa da páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo.


A Igreja Católica propõe, por meio do
Evangelho proclamado na Quarta-feira de Cinzas, três grandes linhas de acção: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias da sua vida, o cristão deve empenhar-se para que exista justiça, paz e o amor em toda a humanidade.



Para mim, a Quaresma não tem o significado de penitência...se posso fazer bem a alguém isso não será uma penitência... Se posso tratar melhor o meu corpo, isso deverá ser pensado todo o ano... estas questões cristãs são muito controversas, mas é bom que nos leve a pensar...quer sejamos católicos ou envolvidos em qualquer outra fé...o importante é que se acredite!





Achei interessante partilhar esta informação convosco, já que ontem todos falamos do Carnaval, porque não falar agora da Quaresma que para muitos de nós nos diz tanto?:)




Quanto ao comer peixe, foi-me explicado uma vez que não deve ser levado à letra...porque se em vez de frango comermos umas boas lagostas, não é carne, é certo...mas a intenção certamente nao seria essa:)

A meu ver entender-se-á como um símbolo de humildade e modéstia perante o sofrimento de Jesus naquele Tempo. Mas para mim há muito mais para focar do que comer ou não comer carne... No mundo em que estamos, cada vez mais será importante sermos bons seres, não precisamos de correr todos ajudar os países de 3º mundo(mas devemos fazê-lo também) mas bem perto de nós há sempre quem necessite de ajuda...

Mais do que palavras amigas...enche-te de ouvidos amigos, certamente ajudarão ainda mais:)


E para não fugir à tradição, e mais por uma questão disso mesmo, aqui fica um prato simples.

Posta de pescada cozida com legumes e feijão frade



Confecção: Não há nada mais simples, cozer a posta de peixe, os legumes(mistura de jardineira) e o feijão frade. Não usei nenhum tempero, mas podem temperar com sal e pimenta.

19 de fevereiro de 2012

Búzios com atum à bolonhesa:)

Atum... posso dizer que é das coisas que mais gosto! atum dá com tudo:) arroz, ovos, massa, legumes... e acima de tudo é um peixe riquíssimo em gorduras que são boas para o organismo:) 

Atum, contém grandes quantidades de ácidos gordos, ômega 3, benéfico para o coração, para o melhor desempenho neurológico e articulações. Esses ácidos gordos também ajudam na prevenção de doenças como a trombose e a aterosclerose, também melhoram as funções cerebrais de pessoas na idade adulta e reduzem o risco de doenças mentais e doenças degenerativas na terceira idade. Comer uma porção de atum pelo menos 3 vezes por semana, ajuda a reduzir a pressão arterial e regula os níveis de colesterol no sangue.
As proteínas dos peixes, pertencentes ao grupo dos azuis, como os de outros peixes, é facilmente digerido e metabolizado com grande eficiência. Uma lata de 140 gramas de atum pode fornecer um terço da dose diária recomendada porção de proteína e 40% da dose diária recomendada de vitamina B12.

 Como não costumo consumir por hábito carnes vermelhas (consumo muito raramente mesmo) , mais até do que não gostar é mesmo por questão de saúde, acho-as difíceis de digerir, então sempre que dá tento substituir por carne de frango, perú ou atum,salmão entre outros...
E este prato é em tudo igual à carne bolonhesa mas com atum:) 
E o mais importante é que é mais saudável, leve e nutritivo:)
Ingredientes para 2pessoas:
2 latas de atum em àgua.
200g de massa(escolhi esta forma de búzio)
1lata de tomate pelado
cebola picada 
alho picado
metade de 1pimento vermelho
pimenta preta
molho de soja

Confecção: cozer a massa conforme mencionar na embalagem. Noutra panela anti-aderente ,juntar a cebola, o alho e 1 colher de sopa de molho de soja. Não usei gordura nenhuma porque o atum já confere a quantidade de gordura necessária. Mexer até dourar um pouco, juntar depois o pimento vermelho picado, mexer e por fim juntar o tomate pelado e o atum e deixar apurar.

Podem colocar a pimenta ainda na panela ou já nos pratos. Para ainda ser mais nutritivo e completo podem juntar a esta maravilha uma boa quantidade de verduras cozidas (brócolos por exemplo).
É  um prato super fácil e rápido de fazer, e com certeza vos vai saber melhor do que com carne vermelha:) 

15 de fevereiro de 2012

MÊS DE FEVEREIRO-VENEZUELA!

Este mês decidi representar um país que é muito querido na minha família (lado paterno) e que foi também onde  nasceu o meu Amor e lá viveu alguns anos:) - a Venezuela! 

A gastronomia venezuelana é uma expressão da simbiose das raízes indígenas, européias e até africanas, que virou uma cultura culinária autóctone, com características próprias, rica em aromas e sabores.
Como nação de gado, a cozinha deste país sul-americano está baseada na abundância de pratos com carnes e também sobressai o uso da farinha de trigo, o milho, os tubérculos e os condimentos, que derivam em pratos extraordinários. Os mais representativos na Venezuela são arepas, cachapas, Pabellón Criollo, hallaca, tequeños e empanadas. 
A variedade culinária é grande, mas o emblema da Venezuela é mesmo a arepa.


 Os bolinhos fritos ou grelhados são crocantes por fora, têm recheios diversos, são a base do café da manhã e dos lanches. Sua versão cozida em água, e em formato semelhante ao quibe, é o bollito.
Tem forma achatada circular e cerca de dez a vinte centímetros de diâmetro. É um prato tradicional também no Panamá e Porto Rico. Conseguiu uma dispersão significativa nas Ilhas Canárias, consequência do regresso de imigrantes provenientes da Venezuela. Nestas regiões, é utilizada para acompanhar outros pratos, como o pão. Além de sozinha, também é costume comê-la recheada. Sua preparação remonta aos antepassados indígenas que plantavam, colhiam e processavam o milho. Moíam-no entre duas pedras - uma lisa e outra plana - e, em seguida, criavam pequenas bolas que assavam em um "aripo" (espécie de placa de argila com leve curvatura, que é utilizada para cozinhar), daí a derivação da palavra arepa.
 As arepas são elaboradas de várias maneiras, em depedência do território de origem: delgadas na região andina, mais grossas na central e grandes na zona oriental. Da mesma massa que se obtém a arepa se fazem as empanadas, que também se recheiam com carnes, presunto e outros produtos, enquanto da farinha de trigo se obtêm os tequeños, uns rolinhos com queijo, muito degustados antes de uma comida ou como complemento a uma bebida.
Fonte: www.prela.nexus.ao e www.folhape.com.br

Particularmente quem me deu a conhecer as arepas foi a minha querida avó paterna:) mais tarde quando comecei a namorar descobri que o meu namorado maravilhoso também as sabe fazer (para além de muitas outras coisas) e portanto resolvemos fazê-las:) fizemos os dois as arepas (mais ele:) ) e eu tratei do recheio que como viram pode ser variado! eu optei pelo recheio de carne que a minha avó me ensinou e que...com as especiarias certas, fica de bradar aos céus:)

 Este foi o resultado:
Ingredientes:

Farinha P.A.N (própria para este tipo de pratos)

água morna
1 pitada de sal
 

Preparação:Colocar uma pequena quantidade de farinha numa tigela. Adicionar àgua morna e  uma pitada de sal. Misturar com uma colher e quando formar uma pasta envolver com as mãos limpas a secas. Amassar a farinha e a água com as mãos até que a mistura fique completamente ligada e sem grumos.

Se ficar muito liquida adicionar um pouco mais de farinha.
Se ficar seca demais colocar um pouco mais de água.

Fazer bolas achatadas com cerca de 1cm de espessura nao mais.Colocar um pouco de oleo numa frigideira mas pouco e fritar cerca de 10 minutos.Depois de todas fritas abre-se na horizontal e é hora de rechear:) Pode colocar queijo e fiambre, ovo frito e salsicha, carne picada , frango e outras carnes, atum....é um mundo de sabores por descobrir!:) divirtam-se e ...sejam felizes!:)


Relembrando:
Mês de janeiro:Suiça-Fondue de queijo. 


14 de fevereiro de 2012

Dedicado a ti que já fazes parte de mim:)

Momento de leitura fascinante!

Mais um livro de Nicholas Sparks que recomendo vivamente!
Retrata uma história de amor intensa e que vai contra todas as certezas que muitas vezes pensamos ter... Faz-nos entender a importância das Palavras que sentimos sem as pronunciar! Certamente um livro para tocar directamente aos corações e fazer com que os mais reservados consigam finalmente sentir o alívio, a alegria, a intensidade que certas palavras podem ter em quem as ouve! 
São palavras que devem ser, muito antes de ditas...sentidas no mais profundo do nosso ser! para que quando sejam repetidas sejam repletas da mesma intensidade e sinceridade com que foram proferidas da primeira vez! 



A ti Meu Amor, venho dizer-te que te Amo, muito mais do que no 1ºdia! Um sentimento que me arrebata e faz feliz verdadeiramente! Quando estamos juntos sinto muitas vezes que nem precisamos de falar, porque o silêncio não incomoda entre nós! Basta-me sentir a tua vida para viver bem, porque todo o teu ser me surpreende a cada dia:) Sinto também que não precisamos de falar porque te digo tudo o que sinto, e digo que te Amo todos os dias! Não como sendo um ritual rotineiro, mas porque o sinto com esta mesma intensidade todos os dias! 


Adoro todas as cartas que me escreves, e mesmo estando juntos quase todos os dias tens sempre algo de bom para me escrever e sinto-me privilegiada ao teu lado!Todos os gestos simples e singelos foram construindo e fortalecendo a nossa relação:) já vivemos alegrias, tristezas, gargalhadas, planos...no fundo...nestes quase 5aninhos...Vivemos!:) 
E por isso mesmo aqui fica uma pequena homenagem a ti que preenches os meus dias e me fazes rir quando o mundo me faz chorar, me amparas nos momentos menos bons e vives as minhas alegrias , as nossas alegrias!
  Te Amo e te agradeço por fazeres o nosso dia de São Valentim todo o ano:)
P.S: Sim sim...não me esqueci da massagem nem da sobremesa:) 

P.S2: Fascinante! incrível...estava eu aqui já de madrugada a escrever para o meu amor, quando terminei fui ver meus e-mails...e eis que tínhamos tido a mesma ideia:) meu Anjo passou-me uns links para ouvir de músicas que pensou que eu fosse gostar porque adoro o género...e amei!!!:) é mesmo destes gestos que me referia:) E sou eu que te agradeço a ti meu bem por toda a felicidade que me ofereces e espero fazer-te sempre feliz!:) 
 aqui ficam 3 dos links para se quiserem ouvir neste dia romântico! 
Sejam felizes! 
http://www.youtube.com/watch?v=LsSS9VcMidA&list=FLH3izvFZCyZQbSMgRxTGB5w&index=14&feature=plpp_video

http://www.youtube.com/watch?v=HZBUb0ElnNY&feature=BFa&list=FLH3izvFZCyZQbSMgRxTGB5w&lf=plpp_video


Esta é de mim para ti:)
http://www.youtube.com/watch?v=xH1Z8xPG6Gg&feature=related 

12 de fevereiro de 2012

Deixem-se levar pelos sabores:)

O dia aproxima-se...  embora para mim seja festejado todo o ano:)  sem gastar muito, bastam ideias originais:p  uma massagem aromática feita por vocês mesmas/os, um ambiente romântico, fazer algo saboroso para quem mais amamos, são mimos que ficam na memória, para sempre:)
                            Copo três delícias!
 De ir aos céus:) 
 
Quem quiser surpreender e ser diferente, é só perguntar:) terei todo o gosto em ajudar-vos a fazerem esta delícia!!!:) contactem-me por mail e... sejam felizes:)

Mas antes desta sobremesa que promete fazer-vos viajar a cada colherada, aqui fica uma sugestão para um jantar não menos expectante que aqui em casa adoraram:)

Frango com mel e amendoim torrado
uma explosão de sabores!



Ingredientes:
asinhas de frango
coxinhas de frango
amendoim torrado
molho soja
mostarda 
pimenta
massa pimentão
sal grosso(opcional). Nota: o molho de soja já tem sal, mas podem pôr umas pedrinhas mínimas
piri-piri(opcional).



Confecção: Temperem a carne com molho de soja, a pimenta preta, 1colher de sopa bem cheia de mostarda e 1colher de massa pimentão. (eu ponho tudo dentro duma saca plástica que é mais prático para que a marinada funcione em toda a carne. Convém deixar da noite para o outro dia, porque a carne vai absorver todos estes sabores e vai ficar divino:) Se quiserem um pouco mais picante podem juntar umas gotas de piri-piri, fica maravilhoso!


No dia seguinte, disponham tudo num recipiente para forno e coloquem-no a 230º(atenção que depende muito dos fornos!há que ir vendo para evitar tristezas:) ) deixem assar uns 60min +- virando os pedaços de vez em quando. (aqui mais uma vez depende do forno, mas se já estiver bem cozinhado,já a ficar bem dourado dos 2 lados passem ao passo seguinte). Retirem, pincelem com o mel, e coloquem os amendoins picados grosseiramente e voltem a colocar até dourarem (nesta fase pode ser necessário uma folha de alumínio para evitar que queime)
 Por fim, sirvam acompanhado com arroz branco e feijão preto com pimentos e uma saladinha leve de alface e pimentos e ...deliciem-se! :)

9 de fevereiro de 2012

Refeição consciente:)

Hoje acordei a pensar que todos devem pensar...que por verem tantas calorias no meu blogue seguidas, que eu aconselho a alimentarem-se assim só porque vos digo para serem felizes:) mas não! Mostro-vos sugestões doces (e salgadas) que devem ser consumidas obviamente com moderação e consciência!:) porque só podemos ser verdadeiramente felizes se o nosso corpo manifestar bem-estar e saúde! E obviamente o exercício deve ser praticado com o mesmo gosto com que se come (estou a reaprender esta parte:) ) já agora se alguém quiser formar grupo de caminhadas eu alinho e seria divertido:) Com isto quero dizer que lá porque posto coisas doces seguidas, não são feitas seguidas, mas já tinha um arquivo de fotos guardado e queria partilhar com vocês:) E chega de blá blá e passemos ao que interessa:

Sopa sem batata mas repleta de nutrientes que, mais que alimentar, alimenta com Amor o nosso corpo:)
Ingredientes:
1 mistura para sopas comprada
ou
cenoura
courgette
alho-francês
repolho
(outros legumes a gosto)

Confecção: juntar tudo cortado aos pedaços, juntar água deixando ferver e cozinhar uns 20/25 min.
Podem temperar com sal (pouco), 1 fio de azeite e uma pitada de pimenta preta.
É simples, rápida e é reconfortante saber que se está a comer bem.
Dica: se preferirem mais grossa podem juntar diluída num pouco de água, um pouco de maizena.

Medalhões de pescada com molho de mostarda e puré caseiro.
Ingredientes:
batatas(dependem do número de pessoas)
medalhões de pescada
mostarda leve
2colheres de nata(por prato) com 10% de matéria gorda ou até nata vegetal(sem colesterol)!
sal ,leite magro e pimentas a gosto.

Confecção: cozer as batatas em pouco sal, formar o puré(eu como gosto dele com grumos desfaço com garfo, junto um pouco de leite, mexo tudo e já está).
cozer os medalhões. Para o molho, é só juntar a nata à mostarda(em quente), temperar a gosto com o sal e as pimentas. Acompanhar com salada. Sendo outro exemplo de um prato leve , saudável e fácil de fazer.


Para beber, um sumo natural de laranja, sabe super bem e fortalece o organismo:)

Momento de leitura fascinante:
"Uma escolha por Amor"

"A vida parece quase perfeita a Travis Parker, um veterinário de uma pequena cidade costeira da Carolina do Norte que a sorte presenteou com uma profissão gratificante, bons amigos e uma casa com jardim à beira-mar. Nada faria prever que alguém pudesse vir desinstalá-lo do seu quotidiano confortável, mas o destino consegue ser imprevisível, e um dia Travis conhece a sua nova vizinha, Gaby Holland. O primeiro encontro não podia ser menos auspicioso, mas o amor move-se pelos caminhos mais improváveis, e a paixão entre os dois torna-se inevitável. No entanto, para Travis, este romance reserva uma escolha difícil, talvez a mais difícil que um homem apaixonado pode ter de fazer… afinal, até onde podemos ir em nome do verdadeiro amor? Nicholas Sparks continua a ser o contador de histórias mais acarinhado pelo público norte-americano e um dos autores de ficção mais vendidos em todo o mundo"

Fonte:livro: uma escolha por Amor, da Editorial presença,Grandes narrativas.

A meu ver um livro fantástico, envolvente e comovente, como já nos tem vindo a habituar Nicholas Sparks com a sua escrita apaixonada e sublime! retratando vidas que muitas vezes têm suaves toques da nossa própria vida e com as quais nos identificamos. 
Nicholas Sparks promove-nos uma leitura deliciosa  e fluída que nos faz agarrar o livro do início ao fim com o mesmo entusiasmo!

5 de fevereiro de 2012

Pequeno almoço rico, guloso e...Saudável!:)

Iogurte natural açucarado com linhaça e frutos vermelhos:)



Não tem nada que saber:)
juntem 1 iogurte natural(açucarado ou com 1 colher de café de mel), linhaça, bagas de goji, aveia e frutos vermelhos:) é delicioso e podem começar o dia de consciência tranquila sabendo que ingeriram calorias boas para o organismo:)
 



2 de fevereiro de 2012

14 de Fervereiro, São Valentim...Mês do Amor?



A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.

O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador CláudioII, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Além de continuar a celebrar casamentos, ele casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu-lhe uma mensagem de adeus, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.

A data da sua morte foi a 14 de Fevereiro, imortalizando então esse dia.

Embora existam outras versões, creio que esta é a mais fidedigna.





Corações recheados com chocolate...

Dão algum trabalho a fazer, mas vale a pena, uma sugestão para surpreender namorados gulosos nesta altura:)

Cupcakes de chocolate com farinha integral e de centeio


leves e deliciosos:)



Cupcakes de chocolate preto(mínimo70%)
 




Tarte de Morango e chantily:p