MÊS DE JANEIRO- SUIÇA :)



Esta rubrica pretende que em cada mês do ano eu demonstre um prato típico de determinado país! Resolvi começar pela Suiça porquê? Nem mais nem menos pelo facto de lá ter vivido 7anos desde pequena. Posso dizer que já vivi quase no paraíso:) lembro-me como se fosse hoje de quase todas as brincadeiras, lembro-me dos aromas, dos parques verdejantes primaveris (Neuchâtel entre muitos outros) que a maravilhosa Suiça tem:) a neve...ai a neve!Confesso que não tenho a noção de ser tão fria como dizem:) talvez por ser criança e rebolar sobre ela constantemente e fazer esculturas dignas de prémio:)

E atenção, não é que eu não goste de Portugal! mas hoje em dia acho que todos nós temos uma relação de amor-ódio com este belo cantinho à beira mar plantado! Que tem tanto de bom, ou melhor, que a Suiça, mas que ,não apontanto dedos porque estariam 4virados para mim, não é bem aproveitado!Mas é lindo o meu País,com isso penso que todos concordamos!



Fondue de Queijo Suiço...um sabor divino!!!
É originário da Suiça, foi inventado durante os frios invernos alpinos, quando as montanhas e os vales ficavam cobertos pela neve e as pequenas vilas isoladas, quando então, o abastecimento de alimento fresco não era possível. Daí os produtos mais comuns eram o queijo, o pão e o vinho.
A palavra fondue é de origem francesa "fondre" que significa derreter. Por isso o queijo usado precisa ser de fácil digestão.
A tradicional receita de fondue suiço tem o nome da região onde foi criado Neuchâtel e usa os queijos gruyère e emmental. Porém, outras regiões da Suiça usam seus próprios queijos e vinhos. Ingredientes como: presunto, ovos e tomates eram também adicionados, foi como o fondue se espalhou pelos países vizinhos possibilitando outras variações.

Existe ainda o fondue de chocolate que terei cá representado numa próxima oportunidade...

Comentários

esch 4332 disse…
humm que maravilha já ia
eheh quando cá vierem faço para vocês:p obrigada:)
That looks yummy! Thanks for visiting my blog :)