Frango com brócolos e batata doce

Olá a todos, olá Dezembro, meu mês tão adorado e odiado por tantos de nós... 
No meu caso, confesso que dezembro é um mês agridoce ... alguns dos pilares da família já não se encontram entre nós...partiram das formas mais injustas e inesperadas... e sabem aquela cola que une tudo? Elas tinham essa tarefa...uniam a família toda... não havia mal entendido que não se resolvesse, elas só queriam todos à mesa, convívio, boa comida, risos...era isso o mais importante!! 

Hoje sinto falta disso...e digo sempre que preferia passar o Natal numa banca de sopa aos mais desfavorecidos, do que em casa... talvez voltasse a sentir o sentido do Natal... mas sozinha não consigo realizar...portanto...se alguém da zona do Porto (zona que me é mais próxima e possível, se identificar com esta ideia, entre em contacto) :)

Mas hoje vamos à receitinha, que tenho muito estudo pela frente com várias coisas que me vão surgindo e desaparecendo por entre as mãos, mesmo antes de serem certas... mas bom... ânimo pra cima que não vale de nada chorar por leite derramado...a não ser que seja leite condensado e fosse fazer brigadeiros... risos 

Hoje trago-vos um almoço que me soube pela vida!! ainda antes da consulta com a minha Bianca Castro, portanto ainda usava algumas coisas que não devia ups espero que não vejas isto ihihih 

Frango com brócolos e batata doce


Ingredientes 2 pessoas:



300gr de peito de frango em bifinhos
3 colheres de sopa de tomate frito (ups)
2 chalotas picadas
3 dentes de alho picado grosseiramente
1 pitada de pimenta preta
1 colher de sobremesa de sopa de rabo de boi
1 pitada de cominhos 
250 gr de batata doce às rodelas e com casca
400gr brócolos
água fervente qb com 1/8 caldo de galinha
1 cálice de vinho branco para refrescar
1 folha de louro
azeite qb
sal marinho qb

Faz-se assim:

Numa frigideira juntar as chalotas c/alho, louro azeite qb e alourar levemente (sem fritar), para ajudar a que não frite coloca-se já uma pitada de sal marinho, que ajuda a libertar os sucos das chalotas e já não fritam.

Juntar a carne, deixar cozinhar um pouco de cada lado, quando se ouvir crepitar, refrescar com vinho.

Juntar as batatas, tomate frito, sopa de rabo de boi, deixar alourar tudo um pouco e por fim incorporar os brócolos partidos em pedaços pequenos e adicionar água suficiente para cobrir até meio da altura dos brócolos no mínimo, verificar temperos, e deixar cozinhar no mínimo e c/tampa uns 5 min e os restantes sem tampa (da última vez que coloquei tampa todo o tempo os brócolos escureceram muito), pelo menos uns 12 min totais (5min com tampa e restantes sem ela).

Eu gosto com tudo um pouco aldente , para sentir diferentes texturas, mas vejam ao fim dos 12 min se preferem deixar mais uns minutos :) a cozinha não tem regras específicas...pelo menos nesta que não é molecular :p 
Se a cozedura já estiver no ponto que gostam e ainda houver algum líquido, podem juntar um pouco de maizena segundo as instruções do pacote e deixar reduzir. 

Já me aconteceu chegar ao fim e estar no ponto que gosto, e outras vezes em que acrescentei mais água tive de recorrer a esse truque :) nada está perdido! rectifiquem é os sabores caso juntem mais água :)




Sejam felizes minha boa gente, sintam-se vivos e façam alguém feliz!! Não se deixem ir abaixo, a vida nem sempre corre como desejamos, mas sempre que precisarem, o meu e-mail não serve só para encomendas sim? :) se formos uns para os outros, este mundo é muito mais colorido! 

Volto ainda esta semana , espero eu, para mais umas coisinhas e sugestões :) 

Tenham um excelente dia!! 

Comentários

Luisa Alexandra disse…
Realmente o natal é adorado por uns mas nem toda a gente vê este tempo com alegria, e cada um com a sua razão...
Gostei muito da sugestão, adoro bróculos e batata doce, são uma excelente combinação.
Inês disse…
Os teus pratos ficam sempre uma delícia, com uma apresentação e cores que ficam no olho! :)
Beijocas
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Inês disse…
Olha, já que vives no Porto, tenho um passatempo com a Zomato no meu blogue! :)
Beijinhos
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
MariaXL disse…
Parece-me uma excelente sugestão! Vou experimentar!
O meu Natal também esmoreceu muito, mas guardo uma migalha de espírito natalício em mim, por isso adaptei-o às circunstâncias.
:-)