COGUMELOS PORTOBELLO C/ BACON EM CAMA DE ALHO FRANCÊS E CROCANTE PARMESÃO

Bom dia meus docinhos! Semana do Natal!!! yeah para muitos...aafff para outros :) 
O Natal é uma época muito controversa,,,adoro o espírito, detesto as noites de festa... são quase sempre como nos casamentos em que algo tem que correr mal... já para não falar em quem não está presente... portanto noites de Natal tradicional...não obrigada :)

Hoje trago-vos as entradas que fazem furor cá em casa e que farão nas vossas com 100% de certeza :) já tive várias cobaias e não houve uma que não gostasse e que não quisesse repetir :) 

Já aqui tinha a receita, mas em formato almoço (pequeno almoço almoçarado) e as pessoas ficavam confusas...portanto, custou me imeeeeensooo (risos) ter de a repetir cá em casa pela 282686187832 vez, para fotografar de novo e devorar :)

E...voltei a fazer ontem para um almoço de amigas que...Adoraram e me encheram o coração com a companhia!! sabem aquelas amizades que, passe o tempo que passar, é sempre como se estivéssemos a falar no dia anterior?? Estas são assim :) ficou em falta a minha alma gémea no feminino que vive em França e de quem tenho já imensas saudades como sempre :) 

Mas bom...aqui vai sem mais demoras :)


COGUMELOS PORTOBELLO C/ BACON EM CAMA DE ALHO FRANCÊS E CROCANTE PARMESÃO



Ingredientes

200g de cogumelos Portobello
3 punhados de alho francês picado
1 pitada pimenta preta
1 pitada de sal marinho
9 c. de sobremesa de parmesão ralado fino
9 rodelas pão de centeio
3 c. de sopa de azeite
chalota ou cebola picada
1 cálice de vinho do porto
6 tiras de bacon picado bem pequenino
3 c. de sopa de creme de soja
1 pitada de alho em pó
1 pitada de óregãos
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL (POR DOSE) que as nutricionistas do site da nestlé lhe atribuíram :) 
ENERGIA
133,3
kcal
7%1
PROTEÍNAS
4,6
g
9%1
LÍPIDOS
11,3
g
16%1
H. CARBONO
2,8
g
1%1
1 - DR - Doses de Referência para um adulto médio (8400 kJ/2000 kcal)






Faz-se assim:


1. Para as rodelas de pão, basta ter um mini cortante circular, cada fatia de pão de centeio dá para 3 rodelas. 

2. Dispô-las num tabuleiro com papel vegetal e pincelar com azeite (1 das c. de sopa chega) e polvilhar com alho em pó. Reservar. 

3. Pré-aquecer o forno em 200º. 

4. Numa frigideira colocar os cogumelos numa colher de sopa de azeite e deixar refogar um pouco, temperar com sal e pimenta q.b. e refrescar um pouco com o vinho do porto, deixando evaporar o álcool. Deixar apurar uns 5min e estão prontos. 

5. No entretanto colocar em 2 frigideiras separadas o bacon aos quadradinhos bem pequenos com 1/2 c. de sopa de azeite e na outra frigideira a outra metade de azeite e o alho francês com a chalota. 

6. Deixar o bacon crepitar até este ficar bem estaladiço e soltar o seu maravilhoso aroma. Deixar o alho francês e chalota refogarem durante uns 7 minutos temperando com sal e pimenta q.b. 

7. No entretanto colocar o tabuleiro com o pão na parte de cima do forno para que fique estaladiço. 

8. Noutro mini tabuleiro com papel manteiga ou vegetal, colocar os montinhos de parmesão separados e juntar cada montinho sobre si próprio, pois vão alargar um pouco no forno. Para saber a quantidade de queijo rale aos poucos até conseguir preencher colheres pequenas de sobremesa ou chá. 

9. Quando o pão estiver bem estaladiço, retire e coloque o queijo em cima uns 2 min apenas para ganhar cor e ficar também ele crocante, sempre vigiando para que não queime. 

10. Coloque na frigideira do alho francês as colheres de creme de soja e deixe uns 2 min para amolecer mais o alho francês e desligue o lume após os 2 min. 

11. Disponha as rodelas de pão numa travessa e vá elaborando as entradas, começando com um pouco da pasta de alho francês, passando pelos cogumelos, bacon e por fim o crocante de queijo. Polvilhe com óregãos e sirva de imediato. 

Delicie-se com estas entradas que apesar de não parecerem, são super simples e fazem maravilhas nos jantares aqui de casa! Dica: Pode ainda adicionar um ovinho frito de codorniz em cada uma para entradas ainda mais indulgentes :)

Sejam felizes meus docinhos e ...façam alguém feliz!!! Desejo-vos a todos um Santo e Feliz Natal :) e que o Novo ano vos traga sonhos realizados, muita saúde e amor :) 

Comentários

Inês disse…
Uau são realmente uma delícia. Primeiro é comer com os olhos porque são lindíssimos e depois o sabor deve ser de comer e chorar por mais. :)
Adoro toda a combinação de ingredientes, quero! He he he
Beijinhos
--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Luisa Alexandra disse…
Gosto imenso de cogumelos, que excelente petisco!
Que bom aspecto,....
Desejo um Santo e Feliz Natal, com muita saúde, paz, amor e dinheiro :)
Beijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario
MariaXL disse…
Minha querida,
Seja qual a for a forma como decidires passar o Natal, tradicional ou não, desejo que tenhas paz, serenidade e, acima de tudo, que os teus sonhos sejam mais do que fritos com sabor a açúcar e canela. Que sejam concretizações reais e sejas feliz!
Um grande beijinho!
(PS Ai as tuas receitas...que maravilha! :)