Bacalhau com Broa à beira mar (era bom era)

Bem, hoje mal se respira aqui por estes lados, e plo que já vi na blogosfera, não sou a única a achar isso:D
Mal tenho tempo para vos ver a todos decentemente, entre as mini pausas do estudo, porque com este ar abafado não há cérebro que consiga estudar horas seguidas, não quando a casa está acima dos 30ºC e o ar que vem de fora traz fogo agarrado!

Vai daí, o que me apeteceu hoje? algo nada fresquinho mas que me soube...beeem, nem sei descrever as sensações! Só faltou mesmo ter sido à beira mar, já estou a imaginar e tudo, num daqueles bares em que se come ao balcão e a água a dar nos pézinhos:D  A levar com a brisa (eu estou a imaginar um vento fresquinho e não o de hoje:D)

Hmmm, mas não me posso queixar muito...há países em que já chove...por aqui, a contar pelo tempo trovão...não deve faltar muito para as pingas se fazerem notar..

E o que foi? Pois um belo de um bacalhau com Broa! Inspirei-me numa revista antiga que a minha Mãe tinha dado à minha irmã, tinha centros de pescada com broa, e eu tinha bacalhau, não era tarde nem era cedo, era a hora ideal para o  fazer sair do congelador!:) Resolvi servir com arroz de forno em vez do puré que vinha na revista.

Bacalhau com Broa e arroz de forno com Bacon
 Soube-me mesmo a manjar dos Deuses e é a coisa mais simples de fazer!



A receita é mesmo super fácil!:)











Ingredientes:(deu para 3pessoas)                                          

2postas de bacalhau
1 lata de tomate pelado
1cebola grande
dentes de alho
broa q.b
sal e pimenta q.b
óregãos(não vinha na receita)
um punhado de pão ralado com aroma salsa e alho.(não vinha na receita)

Para o meu arroz:
1medida de arroz para duas de água.
1/2 cubo de galinha
alho em pó
azeite q.b
tiras de bacon sem gordura visível.(4 a 5 pequeninas chega )

O bacalhau cozi uns 15min e reservei. Numa panela coloquei cebola às rodelas, alho picado, óregãos, sal e pimenta e azeite até cobrir a cebola. Deixei alourar um pouco mas sem mudar muito a cor. Juntei o tomate pelado aos pedaços e deixei apurar um pouco e desliguei. Liguei o forno a 200ºC. Fiz o arroz deixando cozer uns 10/12 minutos.
Tirei as lascas do bacalhau e numa taça para forno coloquei um pouco do molho, as lascas de bacalhau e o restante molho. Cobri com broa aos pedaços desfeitos com a mão e um punhado pequeno do tal pão ralado. No arroz dispus as tiras e levei tudo ao forno até alourar. Uns 15/20min +-.

Depois é só molhar a restante broa no molho(uma fatia por pessoa) e deliciar-se :)

Amanhã trago as tais dicas rápidas de jantares leves e rápidos.

Comentários

Diogo Marques disse…
Sim, com este calor era mesmo o que apetecia :) Degustar um belo prato como este à beira mar :) Mas mesmo não estando perto da praia, o prato é maravilhoso na mesma :)
Diana disse…
só comes te esse pratinho, dessa papa deliciosa !?? nhammmm nham !!! muito bem !
e só uma fatizinha de broa !?? broaaaaaaaaa?? adoro broa de milho :P
beijinho lindona
Fashion Faux Pas disse…
Infelizmente não é prato que eu aprecie... mas um belo bacalhau assado no carvão marchava bem!!
http://fashionfauxpas-mintjulep.com
Andréa Santana disse…
AMIGA,
COM CALOR OU FRIO ESTE PRATO ESTÁ PERFEITO FIQUEI COM ÁGUA NA BOCA, ÓTIMA RECEITA!
AQUI NO BRASIL ESTAMOS NO INVERNO, NO VERÃO AS CHUVAS E TEMPESTADES SÃO D+!
BJS ♥
Pam disse…
Ummmm, mmmm! I like super easy and this dish sounds great for cod! It is very hot here for June and we need rain desperately. Try and stay cool, sweetie! By the way, I love, love the color of your hair!!!!! Very pretty!!!!
Eu adoro broa :D E adoro bacalhau, mas por acaso só costumo comer bacalhau cozido, não sou grande fã dos outros pratos ;) Mas tenho de experimentar o teu, tem um aspecto maravilhoso :D

A minha sorte é que a nossa casa é fria, senão já estava cozinhada :P Assim nem apetece estudar!

Boa sorte para o estudo :)

Beijinhos e boa noite! :)
São Ribeiro disse…
FICOU OPTIMO ADORO BACALHAU COM BROA.
BJS
SONINHA disse…
Hunn!!apetitoso!!!!
Tenha uma noite abençoada!!!
beijos no core.
Soninha.
A Paixão da Isa disse…
bem aqui tb esta mt calor mas esse bacalhau sabiaa-me as mil maravilhas pois esta com um aspeceto mt a meu gosto adorei bjs e viva p
AMO bacalhau com broa... E esses bares com as perninhas na água de que falas! :)

E agora disseste-me aquilo do molho de soja e eu estou aqui a pensar como tenho sobrevivido este tempo todo!!! Aquilo diz lá para manter em local fresco e seco... :| Por via das dúvidas, vou passar a meter no frigorífico! Ainda bem que lancei o desafio, já aprendi alguma coisa! :)

Bjs**
Marcela Gmd disse…
Que maravilla poder cocinar tan bien...
Buen comienzo de semana, guapa!

Besos, desde España, Marcela♥
Moranga disse…
bem de bacalhau eu gosto! maravilhosa receita como sempre!
ai nem m fales em calor mas que forno aqui em casa...

um beijo, Moranga =)
Cigana Raicha disse…
"Contar com a sua amizade faz meus dias terem um sabor todo especial."
Nunca esqueça de lembrar que
Eu nunca lembro de te esquecer.........
Bjooooooooooooooe com Deus!
Cigana Raicha

http://ciganaluminosa.blogspot.com.br/
Olá!Boa noite!
saudades daqui...
...e que hora de chegar...nossa...nem falo nada...água na boca...agora, também, não entendi...UMA fatia por pessoa?...
Boa quarta feira!
Beijos com carinho
luci disse…
Amiga aqui está muito frio,que prato maravilhoso eu quero experimentar beijos
Sabor no Prato disse…
Que prato lindo!!

Um abraço, Fabiana.
http://sabornoprato.blogspot.com.br
Luisa Alexandra disse…
Que aspecto tão bom!
Gostei mesmo da tua sugestão, o prato dá vontade de devorar!
Lilli disse…
you are so good on cooking! also the food has a very lovely presentation!:) xoxo