Tempo da Quaresma


A quaresma tem o seu início na quarta-feira de cinzas e o seu término ocorre na sexta-feira Santa.  Até à celebração da Missa da Ceia do Senhor Jesus Cristo com os doze apóstolos, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual.



 A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa penitência. O roxo no tempo da quaresma não significa luto e sim simboliza que a igreja está se preparando espiritualmente para a grande festa da páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo.


A Igreja Católica propõe, por meio do
Evangelho proclamado na Quarta-feira de Cinzas, três grandes linhas de acção: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias da sua vida, o cristão deve empenhar-se para que exista justiça, paz e o amor em toda a humanidade.



Para mim, a Quaresma não tem o significado de penitência...se posso fazer bem a alguém isso não será uma penitência... Se posso tratar melhor o meu corpo, isso deverá ser pensado todo o ano... estas questões cristãs são muito controversas, mas é bom que nos leve a pensar...quer sejamos católicos ou envolvidos em qualquer outra fé...o importante é que se acredite!





Achei interessante partilhar esta informação convosco, já que ontem todos falamos do Carnaval, porque não falar agora da Quaresma que para muitos de nós nos diz tanto?:)




Quanto ao comer peixe, foi-me explicado uma vez que não deve ser levado à letra...porque se em vez de frango comermos umas boas lagostas, não é carne, é certo...mas a intenção certamente nao seria essa:)

A meu ver entender-se-á como um símbolo de humildade e modéstia perante o sofrimento de Jesus naquele Tempo. Mas para mim há muito mais para focar do que comer ou não comer carne... No mundo em que estamos, cada vez mais será importante sermos bons seres, não precisamos de correr todos ajudar os países de 3º mundo(mas devemos fazê-lo também) mas bem perto de nós há sempre quem necessite de ajuda...

Mais do que palavras amigas...enche-te de ouvidos amigos, certamente ajudarão ainda mais:)


E para não fugir à tradição, e mais por uma questão disso mesmo, aqui fica um prato simples.

Posta de pescada cozida com legumes e feijão frade



Confecção: Não há nada mais simples, cozer a posta de peixe, os legumes(mistura de jardineira) e o feijão frade. Não usei nenhum tempero, mas podem temperar com sal e pimenta.

Comentários

A Paixão da Isa disse…
ficou super boa e muito colorida adorei bjs
Juan Carlos disse…
Magnífico plato de cuaresma. Un saludo.
Juan Carlos.
Obrigada:) é simples e rápido de fazer:)