Risotto del Mar :)

Este risotto surgiu depois da inspiração de sábado, onde os chefes foram espectaculares mesmo e ensinaram técnicas, dicas, truques...foram excelentes :)

E como fiquei com vontade de experimentar de novo risotto aqui em casa...saiu este...uma mistura de sabores...um fechar de olhos momentaneo que me transportou para mundos so meus...aromas que desconhecia, tudo resultante de uma mistura simples, natural...

chega de bla bla :p aqui vai:

                                                             Risotto del Mar





Ingredientes:

-70gr por pessoa de arroz para risotto
(podem ser vários géneros, o chefe usou carolino e ficaram super bons, eu usei carnarolli apenas por estar em promoçao e querer experimentar)
-queijo parmesão
-vinho do porto branco 1dl
-1cogumelo portobello
100gr miolo camarão
caldo de creme de camarao
sal qb
piri piri qb

tomate cherry seco( colocar sem sementes  e em metades no fornotemperado com ervas  agosto, tomilho oregaos, fio de azeite, sal e açúcar, durante 60 minutos a 100ºc aqui tudo depende do forno... vão verificando o aspecto).

Oregãos frescos para decorar.

molho de tomate com alho e cebola.
cebola aos cubos e alho em pó.
1colher de sopa de manteiga

faz-se assim:

é preciso paciencia, mas nao tem nada que saber, apenas pede paciencia e carinho a fazer:)

Numa panela, de preferencia anti aderente colocar a cebola e alho a alourar com azeite.
Colocar o arroz e deixar fritar um pouco.Juntar a polpa de tomate, uma colher de sopa bem cheia. Juntar aos poucos, concha a concha o caldo que ja deve estar quente, uma concha de cada vez e ,entre as vezes ,a agua tem de desaparecer e ouvir-se uns estalidos, só aí se pode juntar caldo de novo...á segunda juntei o vinho e temperei a gosto com as especiarias mencionadas...Cortei os cogumelos bem pequenos e juntei mais ou menos à 4vez que coloquei caldo. e alguns dos tomates secos. uns 5minutos antes do fim juntem os camaroes.
depois o processo é sempre este ate chegar ao ponto. que é muito facil de se ver. Com a colher de pau tenetm separar o arroz de um lado ao outo da panela desenhando uma estrada. Quando os bagos de arroz já nao se juntarem facilmente, está pronto...se quando fizer o ponto de estrada o arroz se unir de imediato, ainda não está pronto :) continuem a juntar caldo ate estar no ponto. tem de ficar al dente (meio cozido mas ainda um pouco duro).

Desliguem. juntem a manteiga, o restante tomate, o queijo a gosto e envolvam tudo. a manteiga vai dar brilho extra e o queijo vai dar cremosidade intensa e deliciosa.

decorem com oregaos frescos, camaroes por cima e tomates secos e deliciem se :)

PS: todo este processo deve demorar uns 15 minutos mais ou menos.

Sejam felizes, façam alguem feliz...até à próxima aventura na cozinha :)

Comentários

Tem um aspeto delicioso1
Bjs
Fashion Faux Pas disse…
já estou a babar!!! Uso sempre carnarolli por ser mais barato, mas aquele de que gosto mesmooooo é arboreo, fica o grão tão... fofo, e cheio de sabor. Com carolino não gosto de fazer, confesso.
http://afashionfauxpas.blogspot.pt/
Luisa Alexandra disse…
Adorei o aspecto, que maravilha!
São Ribeiro disse…
Adoro e esse ficou uma delicia
Uma refeição reconfortante
bj
Xana Bértolo disse…
Gosto tanto de risotto!!! Que bela mistura de sabores, adorei :)
beijinho