Genoise de baunilha com morangos e amendoas caramelizadas

 Boa noite :) adoro mesmo poder vir cá partilhar convosco a minha paixão:)

Hoje tenho a receita de um bolinho que voou aqui em casa, simples de fazer, a base segui a receita de um livro que me ofereceu o piki(mais que tudo) no Natal:) depois a decoração é a gosto, neste caso quis rechera com natas batidas com açúcar e um pouco de baunilha, cobri e recheei com morangos aos cubos, algumas framboesas que tinha e amêndoas caramelizadas que para mim lhe deram o toque tchanan :D 

Confesso que a minha vontade era comê-las todas do pacote antes de pôr no bolo, mas contive-me :) 

Agora vamos ao que verdadeiramente importa, a genoise, ou massa genovesa, consiste basicamente num pão de ló confeccionado com claras em castelo.
Eu não segui a receita à risca, apenas porque na formação que tive de pastelaria fina, aprendi a fazer a genoise, então segui apenas os ingredientes e quantidades e fiz assim:

Ingredientes:
3ovos
60gr açúcar branco
60gr farinha com fermento
3colheres de sopa de manteiga derretida.

Para o recheio e cobertura :
2pacotes de natas
1colher de sopa de açúcar
1colher de sopa de baunilha(aroma)
morangos qb
amêndoas caramelizadas qb

Faz-se assim:

Aquece-se previamente o forno a 180ºC. unta-se uma forma com papel vegetal ( a receita dizia duas formas com 18 cm de diametro, como eu nao tinha e vi que ia dar pouca massa usei uma forma pequena que tenho para que ele ficasse alto e eu pudesse cortá-lo na horizontal para rechear).

dica: eu molho o papel vegetal todo e torço-o todo e depois de estar na forma coloco pouca manteiga, isto porque certamente ja aconteceu a mais alguem sem ser eu(por favor digam que sim :D ) de chegar à hora de tirar o bolo, e o papel vegetal masi valia ter ficado na prateleira do supermercado :D

E assim jogo pelo seguro:)

Batem-se os ovos e o açúcar ate ficar um creme esbranquiçado e dobrar o volume. Uns 10 a 15minutos.
Peneira-se a farinha, e alternando junta-se a manteiga e a farinha peneirada.Eu coloquei 1colher de sopa de aroma de baunilha antes do ultimo passo. Deita-se na forma e leva-se ao forno uns 30minutos, no meu caso durou um pouco mais, depende do forno, da forma... o melhor é faezr o truque do palito após os 30minutos. de sair limpo, está pronto:)

Deixei-o arrefecer um pouco e cortei-o na horizontal Depois de frio recheei com as natas, morangos e amendoas, cobri com mais do mesmo :p e depois foi so deliciarmo-nos no jantar:)
 







Sejam muito felizes, a acima de tudo, façam alguém feliz! Uma boa noite para todos:)

Comentários

Luisa Alexandra disse…
Que sugestão tão gulosa!
Andréa Santana disse…
Ola minha querida, tudo bem? Saudades de vc e do seu cantinho!
Bom que vc esteja de volta com suas belas receitas!
Esse bolo ficou maravilhoso, adoro essa cobertura!

Bjs, ótima semana ♥
Fashion Faux Pas disse…
Comia já uma fatia!!! Olha, não faço ideia do preço dos produtos da Oriflame, e nem sequer sei se ainda estão em catálogo, normalmente ela dá-me gamas que estão a sair de comercialização, para eu ir usando.
http://fashionfauxpas-mintjulep.blogspot.com
São Ribeiro disse…
Ficou lindo e bem ao meu gosto
bj
A Paixão da Isa disse…
ficou mesmo mt bonito super bjs bs