27 de janeiro de 2014

Risotto del Mar :)

Este risotto surgiu depois da inspiração de sábado, onde os chefes foram espectaculares mesmo e ensinaram técnicas, dicas, truques...foram excelentes :)

E como fiquei com vontade de experimentar de novo risotto aqui em casa...saiu este...uma mistura de sabores...um fechar de olhos momentaneo que me transportou para mundos so meus...aromas que desconhecia, tudo resultante de uma mistura simples, natural...

chega de bla bla :p aqui vai:

                                                             Risotto del Mar

Trio divinal c/ morangos :)

Cá estou eu depois de mais um dia de trabalho, para vos deixar uma receita que qualquer um faz, e que todos vão adorar! faço-a muitas vezes para a família e todos adoram e pedem bis :)

É a simplicidade em pessoa e extravagância de sabores!

26 de janeiro de 2014

Pasta com Portobello, bacon e parmesão :)

Bom diaaaaaaa, abençoado Domingo para todos :)

Hoje trago-vos o meu jantar de ontem, o meu piki ia jantar fora com os rapazes do futebol, então eu pensei...janto uns cereais e ta feito... mas depois da manha maravilhosa que tive, com tanta inspiração não podia jantar so isso...ia defraudar os chefes que me ensinaram tanto:) não...não foi risotto...isso vai ser hoje ehehe um inventado por mim...ou melhor...vou reunir num prato a inspiração que foram os pratos de ontem :)

Mas por hoje, fiquei-me pela Pasta...massa...chamem-lhe como quiserem, o que importa é que seja boa e eu adorei (gostos sao relativos )ficou mesmo como gosto, picante, saborosa, al dente e com gostinho bem mediterrânico :)

Aqui vai:

Pasta com Portobello, bacon e parmesão:

25 de janeiro de 2014

workshop de Risotto no Peninsula- AMEI :)

Boa noite a todos, hoje trago-vos apenas(apenas é forma de dizer porque gostei tanto tanto, que voltava lá já amanhã)  o relato da minha ida a um workshop, a que tive conhecimento graças a um colega de trabalho e que agradeço imenso porque pude ir com as minhas primas e a minha irmã a um novo , recente espaço do Península no Porto o -WORK IT, um espaço lindo, uma cozinha maravilhosa, excelentes condiçoes e acima de tudo, com chefes, convidados, bloggers de excelência, como pessoas e como cozinheiros, nota-se a alma e amor com que se entregam a esta paixão que é cozinhar e devo dizer que saí de lá deliciada com a simpatia, generosidade e profissionalismo...o workshop basicamente fluiu com energia, risos,e o mais estranho...fizemos todos tanta coisa e tão rápido que nem parecia verdade :) queria mais devo dizer... :p foi espectacular, aconselho-vos vivamente a lá ir, vão amar o espaço, os chefes de hoje eram Hugo Viega e Armindo Alves, fantásticos, muito terra a terra e apenas me fizeram desejar mais ainda seguir este caminho , esta paixão avassaladora que tenho pela cozinha, por descobrir novos sabores , novas texturas, ver sorrisos e ouvir hums das pessoas para quem cozinho...ensinar pessoas a deliciarem amigos, namorados, familia...é decididamente o meu sonho...vivo para cozinhar e alimentar almas e corações, é o que faz bater o meu com alegria todos os dias:)

Só tenho a agradecer por este dia, amei ir lá com a minha irmã e vê-la toda contente por estar a cozinhar, sim porque ela agora já cozinha e muito bem ao que ouço (devo ser uma das próximas cobaias e com muito gosto) :) e amei ter lá as minhas primas, adoro estes momentos em familia:)

Uma manhã deliciosa!!!


Fizemos risottos tão diferentes e únicos!!!

Reparem só:


23 de janeiro de 2014

Tortilhas de frango e tomate cherry e salada de repolho salteada

Boa noite a todos :)

Hoje trago-vos uma mudança de planos...algo que enche a alma neste inverno, é saudável, rápido e todos conseguem fazer! é uma promessa de sucesso garantido:)

O que vos trago é nada mais nada menos que umas tortilhas de milho, recheadas com repolho e pedacinhos de frango e tomate cherry... não leva quase nada e tem todos os sabores que nos trazem conforto, que nos fazem estar quentinhos no sofá, a comer e a lambuzar, e acima de tudo, de consciência tranquila :)

Por isso e sem mais demoras, as prometidas:

Tortilhas de frango e tomate cherry e salada de repolho salteada


13 de janeiro de 2014

Genoise de baunilha com morangos e amendoas caramelizadas

 Boa noite :) adoro mesmo poder vir cá partilhar convosco a minha paixão:)

Hoje tenho a receita de um bolinho que voou aqui em casa, simples de fazer, a base segui a receita de um livro que me ofereceu o piki(mais que tudo) no Natal:) depois a decoração é a gosto, neste caso quis rechera com natas batidas com açúcar e um pouco de baunilha, cobri e recheei com morangos aos cubos, algumas framboesas que tinha e amêndoas caramelizadas que para mim lhe deram o toque tchanan :D 

Confesso que a minha vontade era comê-las todas do pacote antes de pôr no bolo, mas contive-me :) 

Agora vamos ao que verdadeiramente importa, a genoise, ou massa genovesa, consiste basicamente num pão de ló confeccionado com claras em castelo.
Eu não segui a receita à risca, apenas porque na formação que tive de pastelaria fina, aprendi a fazer a genoise, então segui apenas os ingredientes e quantidades e fiz assim:

Ingredientes:
3ovos
60gr açúcar branco
60gr farinha com fermento
3colheres de sopa de manteiga derretida.

Para o recheio e cobertura :
2pacotes de natas
1colher de sopa de açúcar
1colher de sopa de baunilha(aroma)
morangos qb
amêndoas caramelizadas qb

Faz-se assim:

Aquece-se previamente o forno a 180ºC. unta-se uma forma com papel vegetal ( a receita dizia duas formas com 18 cm de diametro, como eu nao tinha e vi que ia dar pouca massa usei uma forma pequena que tenho para que ele ficasse alto e eu pudesse cortá-lo na horizontal para rechear).

dica: eu molho o papel vegetal todo e torço-o todo e depois de estar na forma coloco pouca manteiga, isto porque certamente ja aconteceu a mais alguem sem ser eu(por favor digam que sim :D ) de chegar à hora de tirar o bolo, e o papel vegetal masi valia ter ficado na prateleira do supermercado :D

E assim jogo pelo seguro:)

Batem-se os ovos e o açúcar ate ficar um creme esbranquiçado e dobrar o volume. Uns 10 a 15minutos.
Peneira-se a farinha, e alternando junta-se a manteiga e a farinha peneirada.Eu coloquei 1colher de sopa de aroma de baunilha antes do ultimo passo. Deita-se na forma e leva-se ao forno uns 30minutos, no meu caso durou um pouco mais, depende do forno, da forma... o melhor é faezr o truque do palito após os 30minutos. de sair limpo, está pronto:)

Deixei-o arrefecer um pouco e cortei-o na horizontal Depois de frio recheei com as natas, morangos e amendoas, cobri com mais do mesmo :p e depois foi so deliciarmo-nos no jantar:)
 







Sejam muito felizes, a acima de tudo, façam alguém feliz! Uma boa noite para todos:)

12 de janeiro de 2014

Cannellonis de frango e genoise de baunilha e morangos

Bem, quase já não vinha cá hoje, o domingo é sempre um dia agridoce:) hoje trago-vos o prometido, as receitas do jantar que dei cá em casa:)

Inspirei-me no livro que recebi do Jamie, mas como já é habitual, não consigo seguir uma receita à risca, ou porque resumindo tenho a mania nas mãos de experimentar isto, e um pouco mais daquilo, ou então porque não tenho os ingredientes necessários e acabo por alterar a receita :D mas pronto... acho que nunca vai mudar este meu lado de lunática na cozinha que pensa sempre : ai que receita fantástica, vou fazer tal e qual!...resultado final: ok, não está bem a mesma coisa, porque acrescentei isto, e depois um pouco de ...e...mais aquilo...no fundo acho que todos nós que amámos cozinhar somos assim, óbvio que, existem receitas que sigo à  risca, mas não é nunca por achar que são melhores ou não que outras...isto tudo para justificar o facto de ter alterado a receita do meu "mentor Jamie Oliver" que via em pequena e que me fez querer cozinhar,ele e o Henrique Sá Pessoa são os "culpados " desta minha paixão:)

Mas chega de conversa:

Cannellonis de Frango com espinafres:
1kg frango
2pacotes de espinafres
paprika
oregaos
tomilho
caldo knorr galinha
alho em pó
béchamel
1lata de tomate aos pedaços
fatias de queijo gouda e edam
queijo mozzarella
tubos de cannellonis secos
flor de sal
vinho branco
chalotas(ou cebolas, o que tiverem)
azeite
cogumelos portobello qb

Faz-se assim:

Como não tinha as sobras de frango, tive de o cozinhar. Portanto , como tinha um frango aos pedaços,  alourei as chalotas em azeite e alho em pó, temperei com o caldo, e as restantes especiarias e ervas a gosto( e aqui é mesmo relativo e a gosto, eu faço assim, vou pondo e vou provando até estar no ponto que quero de sabor), coloquei um shot de vinho branco:), deitei água até quase cobrir o frango e deixei cozinhar uns 25 minutos. Depois retirei o frango, desfiei...ok ok...a minha irmã desfiou...enquanto a joana lavava a louça que eu ia sujando.... e a minha irmã limpava e arrumava...que horror... tudo a trabalhar no meu jantar:D e enquanto isso eu ia fazendo o bolo para sobremesa:)

Mas voltando ao frango, depois de desfiado, coloquei de novo na panela, juntei a lata de tomate, rectifiquei os sabores.
Noutra panela juntei os cogumelos aos pedacinhos e os espinafres, temperado de azeite, alho em pó e pimenta preta e deixar saltear.
Quando o tomate reduziu, juntei tudo e comecei a encher os tubos dos cannellonis.

No tabuleiro coloquei fatias de queijo, depois os tubinhos ja preenchidos, cobri com bechamel e queijo mozzarella por cima e levei ao forno a gratinar ate ganhar cor. a 200ºC.



Adorei o jantar com a minha irmã e a Joana e o meu mais que tudo:)

Amanhã já trago a receita do bolo, porque agora vou levantar o bumbum do sofá e ir preparar o jantar e almoço de amanhã:) por agora deixo-vos as fotos do bolo , do jantar e dos meus mais recentes motivos para querer vir para casa, os meus gatinhos...agora tenho três: O caramelo, a Maggie e o Tiago(mais que tudo ) :)













PS: obrigada à Joana pelo ramo que me ofereceu feito por ela! :)















11 de janeiro de 2014

Voltei!!! :) um Ano e tanto mudou!!! Que saudades tive vossas!!!




Antes de mais devo um pedido de desculpas pela ausência, mas não tinha como vir cá.... Depois, dizer-vos que a minha vida , tal como a vossa de certeza, mudou imenso!!! coisas muito más, coisas muito boas, mas vou-vos falar das boas, porque são essas que nos fazem viver :)


Ai estou em êxtase, resumindo:

 -fiz imensas formações em Francês, Alemão e Inglês(amei)
-Fiz formações de culinária(carnes de caça, pastelaria fina, e decoração), o que mais adorei foi o de carnes, um chefe super humilde, que se vê o amor que tem no que faz, que ensina tudo que sabe, adorei!!!
-consegui um estágio relacionado com o meu curso
-conheci pessoas fantásticas
-Adoro o que faço
-Comecei a viver com o mais que tudo:)
-Mudamos todos de casa
-Tenho dois gatinhos que adorooooo
-A minha irmã também conseguiu um estágio na área dela
-Conheci pessoas maravilhosas
-ups, já tinha dito...mas são tão fantásticas que tinha de repetir e repetir:)


Adoro o meu cantinho, o meu espaço, os meus gatos, os cozinhados... sei bem que tudo acaba um dia...mas isso é só para termos espaço para algo melhor:) ehehe

Hoje para o regresso apenas dizer-vos que ganhei um passatempo sobre o Jamie Oliver, da revista continente:) ehehe

Para isso tinha de enviar uma foto de uma receita minha:


 E os que ganharam, ficaram deliciados com o mais recente livro de Jamie Oliver:)







Já fiz um jantarinho aqui em casa e inspirei-me numa das receitas deste livro, amanhã já vos trago:)

beijinhos e já sabem o meu lema, sejam felizes e façam alguém feliz :)