Hambúrgueres de atum caseiros :)

Bem, antes de mais, Feliz dia da Mulher :) se bem que este dia festeja-se todos os dias! com os obstáculos que as mulheres já ultrapassaram e continuam a fazê-lo é mesmo de louvar a nossa força!:) se fossemos homens já tínhamos desistido dos nossos direitos:p ehehe fui mázinha...Tenho acima de tudo muito respeito pela humanidade...mas vá deixemo-nos de histórias bonitas ... e passemos ao que me trouxe aqui hoje!
Vim falar-vos de ontem... (risos) é verdade... ontem decidi finalmente fazer os hambúrgueres de atum que já ansiava há semanas! faltava-me era uma receita...
Ontem arregacei as mangas e pus-me à auto-descoberta! sabia que tinha que levar ovos para "colar" a mistura...mas era só o que sabia...ah!!! e que levava atum óbvio...

devo dizer que pensei que ia sair algo intragável...já me aconteceu no meu percurso de descoberta na cozinha, algumas vezes até acertar! Se nunca te aconteceu...bem devo dar a mão à palmatória!:)


















Mas desta vez, adorei o resultado!

Aqui vai a mistura que fiz:

Ingredientes:
2latas de atum em água
mistura de  macedónia(feijão verde, milho, pimento vermelho, ervilhas...)
1ovo
cebola picada
sal e pimenta preta
gengibre em pó
paprika
óregãos 
noz-de-moscada
pão ralado de salsa e alho.


Faz-se assim:
Batam o ovo ligeiramente e reservem. Num recipiente disponham o atum, uma boa quantidade de legumes e cebola picada e temperem a mistura com as especiarias e o sal a gosto. Deitem o ovo batido e misturem bem até formar uma pasta. ponham um pouco de pão ralado e misturem de novo. Agora é só formar pequenas bolas e achatar para formar hambúrgueres (eu deixei repousar no frigorífico umas horas) e alourar numa frigideira anti-aderente só com um fio de azeite para não colarem. 
Não estranhem se a mistura estiver aguada, a mim ficou aguada mas resultou bem, a frigideira tem é de estar já quente para não colarem.

Podem acompanhar com arroz branco, uns palitos de batata frita em azeite e molho de alho e mostarda com bagas goji e amendoim torrado sem sal. As bagas dão-lhe um travo adocicado que combina bem, a meu ver:) 

Já sabem...experimentem e sejam felizes!:) 

Feliz(es) dia(s) da Mulher!!


Comentários

Colombiano disse…
Olá Chef Coradinha :p

Por acaso estavam deliciosos os teus hamburguers de atum. Não me importava de comer esses hamburguers sempre que fosse para comer hamburguers.

Continua assim que valerá a pena ;)
Beth Martins disse…
Lindas estas hamburgers, uma verdadeira tentação!

bjs
A Paixão da Isa disse…
ficarao super boas e bonitas feliz dia para ti tb bjs